protez saÁ Mavimay Corretora de Seguros - Gloss√°rio
 

(13) 3329-7811 / (13)97600-1377

    
 

atendimento@mavimay.com.br

Gloss√°rio de termos recorrentes na √°rea de seguros

Todas A B C D E F I L M N O P R S
P√°gina:  1 2 3 Pr√≥xima »
Termos Definição
Aceitação

Ato de aprovação, pelo segurador, de proposta efetuada pelo segurado para a cobertura de seguro de determinado(s) risco(s) e que servirá de base para emissão da apólice.

Acidente Pessoal

√Č o evento s√ļbito e involunt√°rio exclusivamente provocado por acidente, exclusivo e diretamente externo, s√ļbito, involunt√°rio e violento, causador de les√£o f√≠sica que, por si s√≥, e independente de toda e qualquer outra causa, tenha como conseq√ľ√™ncia direta a morte, ou invalidez permanente total ou parcial ou torne necess√°rio tratamento m√©dico.

Ades√£o

Termo utilizado para definir caracter√≠sticas do contrato de seguro - contrato de ades√£o - ato ou efeito de aderir. A maioria dos contratos de seguro s√£o contratos de ades√£o porque seus termos e condi√ß√Ķes s√£o elaborados pelo segurador e o segurado simplesmente adere ao contrato. Por essa raz√£o, contratos que apresentam ambig√ľidade s√£o interpretados pelos juizes a favor do segurado. Os contratos de seguro de massa s√£o considerados de ades√£o. Os contratos de seguro de riscos comerciais, industriais, mar√≠timos e de aeronaves n√£o s√£o mais chamados de ades√£o, uma vez que o pr√≥prio segurado negocia com o segurador inclus√£o de cl√°usulas na ap√≥lice. O contrato de resseguro n√£o √© um contrato de ades√£o j√° que ambas partes do contrato pertencem √† mesma ind√ļstria e negociam as cl√°usulas que far√£o parte do contrato.

Aditivo

Condição suplementar incluída no contrato de seguro. Termo utilizado para definir instrumento do contrato de seguro utilizado para alterar a apólice sem, contudo, alterar a cobertura básica nela contida. O termo aditivo também é empregado no mesmo sentido de endosso.

Agravação

S√£o circunst√Ęncias que aumentam a intensidade (dimens√£o) ou a probabilidade (freq√ľ√™ncia) de um sinistro, independentes ou n√£o da vontade do segurado e que, dessa forma, indicam um aumento de taxa ou altera√ß√£o das condi√ß√Ķes normais de seguro.

An√°lise de Risco

Estudo t√©cnico que visa √† determina√ß√£o de condi√ß√Ķes e pre√ßo de seguro apropriados para a aceita√ß√£o, por parte da seguradora, de determinado seguro, com base na mensura√ß√£o dos riscos envolvidos.

Apólice

√Č o instrumento do contrato de seguro, o ato escrito que constitui a prova normal desse contrato e estabelece os direitos e obriga√ß√Ķes da companhia de seguros e do segurado.

Atu√°rio

Pessoa que utiliza complexos métodos matemáticos, normalmente com ajuda de computadores, para analisar a sinistralidade e outras estatísticas e desenvolver sistemas para cálculo dos prêmios futuros.

Aviso de Sinistro

Obrigação imposta ao segurado de comunicar a ocorrência do sinistro ao segurador, afim de que este possa acautelar seus interesses.

Benefici√°rio

Pessoa física ou jurídica em cujo proveito se faz o seguro.

Boa Fé

√Č a convic√ß√£o ou persua√ß√£o de ter agido dentro da lei, ou de estar por ela amparado. O contrato de seguro √© de estrita boa f√©.

Cancelamento

O contrato de seguro s√≥ pode ser cancelado se houver concord√Ęncia de ambas as partes do contrato. O pedido de cancelamento pode partir do segurado ou do segurador. Em face de dispositivo legal inclu√≠do nas ap√≥lices de seguro, o cancelamento da ap√≥lice poder√° ocorrer em fun√ß√£o da falta de pagamento de pr√™mio (verificar legisla√ß√£o SUSEP). anula√ß√£o do contrato ou pelo pagamento de indeniza√ß√£o pela perda total do bem segurado.

Capital Segurado

Termo utilizado pelo segurador pra definir o valor do seguro no Seguro de Vida e Acidentes Pessoais.

Carência

Período durante o qual a sociedade está isenta de qualquer responsabilidade indenizatória, pela morte do segurado.

Depreciação

Diz-se que há depreciação quando um bem, móvel ou imóvel, sofre redução em seu valor.

P√°gina:  1 2 3 Pr√≥xima »